QUALIDADE DA PLATAFORMA MOODLE: DIFICULDADES APONTADAS POR ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD

Autores

  • Mirian Patrícia de Freitas Universidade Estadual do Piauí Autor

Palavras-chave:

Plataforma Moodle, Educação a distância, Dificuldades na educação

Resumo

A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que usa as tecnologias da informação para mediar o processo de ensino aprendizagem, em que professores e alunos interagem em tempo e ambientes diferentes. E que para isso faz uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) que são mídias organizadas para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo (PEREIRA; MORAES, 2010), onde a plataforma Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é largamente utilizada para desenvolver ambientes de EaD.(FACUNDES; ALVES, 2014). Dessa forma, o objetivo geral deste ensaio foi avaliar a qualidade da Plataforma Moodle, de acordo com a concepção dos alunos do curso de Especialização em Educação e Gestão Ambiental, ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD), no ano de 2015; e, como objetivos específicos, verificou-se as dificuldades encontradas durante o curso e propôs soluções que as atenuassem. Sendo assim, foram aplicados formulários aos 20 alunos que compuseram o curso, com perguntas objetivas e subjetivas. E os resultados mostraram que no quesito facilidade 15% classificaram a plataforma como ruim/insatisfatória, 70% como regular, e 15% como boa/satisfatória. O que mostra uma falta ou a deficiência na formulação de uma aula introdutória que encaminhe o aluno a usufruir dos recursos disponíveis. A respeito da navegabilidade, 50% caracterizaram-na como ruim/insatisfatória, 25% com regular e 25% como boa/satisfatória. Reflexos de uma plataforma com um layout sem estruturação o que dificulta o aluno a encontrar alguns recursos. Desta forma, conclui-se que a Plataforma Moodle apesar de amplamente usado em cursos EaD, apresenta empecilhos que comprometem a qualidade da aprendizagem dos alunos e que a maioria dos obstáculos explicitados pelos alunos seriam sanados se existisse uma disciplina de introdução à plataforma que explicasse como seus recursos deveriam ser utilizados.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

FREITAS , Mirian Patrícia. QUALIDADE DA PLATAFORMA MOODLE: DIFICULDADES APONTADAS POR ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1378.. Acesso em: 8 dez. 2024.