REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BASES TEÓRICAS NA ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Josiane Paula Etelvino UNESP Franca Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Teorias educacionais, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como propósito contribuir na ampliação da discussão a respeito das bases teóricas da educação a distância e no que essas teorias influenciam nos formatos de ambientes virtuais, plataformas de aprendizagem e modelos de tutoria e avaliação. A problemática deste trabalho é a análise da fidelidade às teorias pedagógicas e suas influências na EaD (Educação a Distância), dentro dessa análise há três grandes questões a serem discutidas: quais teorias influenciam a educação a distância? Será que a educação a distância mesmo sendo tão inovadora ainda carrega os resquícios negativos de teorias tradicionais? A modalidade a distância tem influência de várias teorias e como esta multiplicidade teórica pode prejudicar a inserção desta em meio acadêmico? Pretende-se também discutir, como a EAD pode ser utilizada em processos de formação em larga escala, como a formação de professores. 

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ETELVINO, Josiane Paula. REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BASES TEÓRICAS NA ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1374.. Acesso em: 7 dez. 2024.