REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BASES TEÓRICAS NA ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a distância, Teorias educacionais, Formação de professoresResumo
O presente artigo tem como propósito contribuir na ampliação da discussão a respeito das bases teóricas da educação a distância e no que essas teorias influenciam nos formatos de ambientes virtuais, plataformas de aprendizagem e modelos de tutoria e avaliação. A problemática deste trabalho é a análise da fidelidade às teorias pedagógicas e suas influências na EaD (Educação a Distância), dentro dessa análise há três grandes questões a serem discutidas: quais teorias influenciam a educação a distância? Será que a educação a distância mesmo sendo tão inovadora ainda carrega os resquícios negativos de teorias tradicionais? A modalidade a distância tem influência de várias teorias e como esta multiplicidade teórica pode prejudicar a inserção desta em meio acadêmico? Pretende-se também discutir, como a EAD pode ser utilizada em processos de formação em larga escala, como a formação de professores.