TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Ketilin Mayra Pedro Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Autor
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Inclusão, Deficiência Intelectual

Resumo

As tecnologias digitais, como recurso pedagógico, são um meio e não um fim em si mesmas e embora elas possa colaborar para maior autonomia e desenvolvimento dos estudantes, na área educacional, seu uso deve ser mediado, perante a necessidade de: estabelecer objetivos e conteúdos e avaliar o processo de aprendizagem. Constituiu-se como objetivo deste trabalho, propor atividades pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual (DI), por meio de softwares educativos, além de quantificar e analisar as estratégias técnicas e pedagógicas utilizadas que possibilitaram o acesso ao software e a compreensão da atividade. Para tanto, foi realizado junto à Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP um mapeamento em relação aos estudantes com DI, matriculados na rede regular de ensino. Após o levantamento desses estudantes visitamos as escolas a fim de pedir o consentimento para a realização da pesquisa. Selecionamos as escolas que além de se interessarem pelo estudo, localizavam-se na mesma região da cidade. Os planejamentos das atividades aconteciam semanalmente, visto que levávamos em consideração o desempenho do estudante na última intervenção e também os conteúdos pedagógicos que estavam sendo trabalhados naquela semana, na sala de aula. A utilização de softwares educativos durante as intervenções demonstrou que se os conteúdos trabalhados nas aulas de informática convergirem com as atividades propostas em sala de aula, os estudantes com DI têm maiores oportunidades de experienciar atividades diferenciadas que lhes possibilitam o sucesso. Além disso, a escolha do software educativo e o planejamento das atividades são importantes, mas precisam associar-se à utilização de estratégias mediadas pelo professor. Observamos que foram as estratégias de ensino que possibilitaram aos participantes a compreensão e a realização correta das atividades propostas, lembrando que o uso de estratégias é imprescindível na utilização de qualquer recurso pedagógico, seja ele proposto a um estudante com ou sem deficiência.

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Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

PEDRO, Ketilin Mayra; CHACON, Miguel Claudio Moriel. TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1330.. Acesso em: 8 dez. 2024.