UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA

Autores

  • Ives da Silva Duque Pereira Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Google Sala de Aula, relato de experiência

Resumo

O presente trabalho pretende demonstrar o processo de planejamento e escolha da utilização de ferramentas, de tecnologia de informação e comunicação, no ensino de geografia no ensino médio. Baseado em um modelo pedagógico de Ensino à Distância proposto por Behar, chegou-se a plataforma Google Sala de Aula (Classroom) como melhor ferramenta para atingir os objetivos de um ensino hibrido. A utilização deste ambiente virtual de aprendizagem, teve nos fóruns temáticos, uma estrita relação com as aulas presenciais, onde foram desenvolvidas atividades voltadas para o currículo bimestral, com conteúdos sobre a produção agrícola no Brasil e no mundo. Percebeu-se um protagonismo dos alunos em que estes participaram da construção do saber ao escolherem as ferramentas, dentro das muitas possibilidades da plataforma, para  debater temas que partiam de sua própria realidade.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

PEREIRA, Ives da Silva Duque. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1327.. Acesso em: 9 dez. 2024.