UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino híbrido, Google Sala de Aula, relato de experiênciaResumo
O presente trabalho pretende demonstrar o processo de planejamento e escolha da utilização de ferramentas, de tecnologia de informação e comunicação, no ensino de geografia no ensino médio. Baseado em um modelo pedagógico de Ensino à Distância proposto por Behar, chegou-se a plataforma Google Sala de Aula (Classroom) como melhor ferramenta para atingir os objetivos de um ensino hibrido. A utilização deste ambiente virtual de aprendizagem, teve nos fóruns temáticos, uma estrita relação com as aulas presenciais, onde foram desenvolvidas atividades voltadas para o currículo bimestral, com conteúdos sobre a produção agrícola no Brasil e no mundo. Percebeu-se um protagonismo dos alunos em que estes participaram da construção do saber ao escolherem as ferramentas, dentro das muitas possibilidades da plataforma, para debater temas que partiam de sua própria realidade.