UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O VÍDEO EDUCATIVO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isaura Aparecida Torse de Almeida EMEFM GUIOMAR CABRAL Autor

Palavras-chave:

vídeo educativo, investigação matemática, áreas

Resumo

Na busca de desmistificar a matemática como um “bicho papão”, que assusta as crianças, surge este trabalho realizado com alunos do 5º ano do ciclo interdisciplinar, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, através da proposta de ensino sobre áreas, com o auxílio de um vídeo educativo,  tendo como meta encorajar formas diferenciadas e significativas para que os alunos compreendam conceitos matemáticos e percebam que a matemática está presente em situações cotidianas. As reflexões partem das perspectivas de Moran (1995), Piaget (1973) e Vygotsky (1998), garantindo os direitos de aprendizagem no ensino fundamental de nove anos. Os alunos buscaram estratégias e através de uma conduta investigativa venceram as dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem e conseguiram chegar aos resultados sem a utilização de fórmulas, dando significado ao conteúdo.

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Categorias

Como Citar

ALMEIDA, Isaura Aparecida Torse. UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O VÍDEO EDUCATIVO RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1326.. Acesso em: 7 dez. 2024.