UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O VÍDEO EDUCATIVO RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
vídeo educativo, investigação matemática, áreasResumo
Na busca de desmistificar a matemática como um “bicho papão”, que assusta as crianças, surge este trabalho realizado com alunos do 5º ano do ciclo interdisciplinar, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, através da proposta de ensino sobre áreas, com o auxílio de um vídeo educativo, tendo como meta encorajar formas diferenciadas e significativas para que os alunos compreendam conceitos matemáticos e percebam que a matemática está presente em situações cotidianas. As reflexões partem das perspectivas de Moran (1995), Piaget (1973) e Vygotsky (1998), garantindo os direitos de aprendizagem no ensino fundamental de nove anos. Os alunos buscaram estratégias e através de uma conduta investigativa venceram as dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem e conseguiram chegar aos resultados sem a utilização de fórmulas, dando significado ao conteúdo.