PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorizando livros e temáticas

Autores

  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Glauber Santiago Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância , Pesquisa, Publicações em EaD

Resumo

Este texto tem o seguinte pressuposto: a agenda de pesquisas em determinada área de estudo caminha articulada com a evolução da própria área. Com esse princípio, este artigo apresenta uma análise da produção científica sobre EaD, publicada no Brasil, buscando indicar os temas mais pesquisados e as lacunas nas investigações brasileiras. Para a reflexão, foram analisados livros que circulam entre pesquisadores e educadores brasileiros envolvidos com a modalidade no Brasil. Como resultado, tem-se uma categorização dos livros selecionados para análise, com posterior reflexão sobre as temáticas identificadas. Foram identificados trabalhos sobre docência, aprendizagem, gestão, tecnologias e outros temas mais genéricos tangentes ao processo educacional, tais como currículo, avaliação, comunicação, fundamentos da modalidade etc. Dessa forma, observou-se que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que o cenário está mudando nos últimos anos.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber. PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorizando livros e temáticas. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1314.. Acesso em: 9 dez. 2024.