A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO TEMA DE PESQUISA

Autores

  • Luciane Penteado Chaquime IFSP Autor
  • Daniel Mill UFSCar Autor

Palavras-chave:

Institucionalização, Educação a Distância, Ensino Superior

Resumo

A institucionalização consiste num processo, gradual e contínuo, no qual os valores e estruturas de uma inovação são incorporados organicamente a uma instituição pré-existente. Tal processo envolve dimensões exógenas, atreladas ao contexto da instituição, e endógenas, ou seja, referentes ao debate interno, troca de valores e negociações entre os sujeitos que compõem a instituição. Em linhas gerais, é possível dizer que o Sistema Universidade Aberta do Brasil atuou como um fator exógeno no processo de institucionalização da EaD em instituições públicas de ensino superior do país, induzindo a criação de novas estruturas e formas de gestão acadêmica e administrativas nessas instituições, num contexto marcado pela adesão a uma agenda neoliberal. Visando contribuir com os estudos e debates acerca da temática “institucionalização da EaD”, este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que utilizou como base de dados os Anais das edições 2012, 2014 e 2016 do SIED:EnPED. Dentre os principais resultados encontrados a partir das análises de 28 trabalhos, aponta-se a escassez de pesquisas sobre o tema.

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Publicado

2024-04-19

Edição

Seção

CIET:EnPED:2018 – Eixo 5 - Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento

Como Citar

CHAQUIME , Luciane Penteado; MILL , Daniel. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO TEMA DE PESQUISA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1191.. Acesso em: 23 abr. 2025.