Sobre o Evento

Olá Congressista, conheça um pouco mais sobre o CIET:Horizonte! Este Congresso Internacional é realizado há mais de dez anos e se firma como espaço de discussão e trocas de conhecimento e experiências.

Confira abaixo mais informações sobre o evento: breve apresentação, objetivos, justificativas, público-alvo, histórico e mais.

Está com pressa?! Vá direto ao ponto de seu interesse:

Breve Apresentação

Objetivos e Relevância

Público Alvo e Participantes

Histórico e Identidade

Breve apresentação

Organizado pelo Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) da UFSCar, em colaboração com a SEaD (Secretaria Geral de Educação a Distância) da instituição, o CIET, desde a primeira edição (realizada em 2012), é organizado de modo híbrido, com atividades virtuais e presenciais. Assim, o Grupo Horizonte já desenvolveu uma grande expertise para organização de eventos dessa natureza e formato. Agora em 2024, desejamos repetir o sucesso das edições anteriores.

O CIET busca constituir-se num espaços de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências (brasileiras e estrangeiras) relacionadas aos efeitos das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem presencial e a distância, lançando luz sobre as temáticas “Educação e Tecnologias” e “Educação a Distância” e fomentando novas ideias e soluções criativas que apontem melhores caminhos para superação das dificuldades típicas desses cenários em transição vividos na contemporaneidade. Especialmente nesses tempos de cultura digital, marcado ainda pelas heranças da pandemia de Covid-19, o evento se instala como uma já reconhecida iniciativa, nacional e internacional, para pensar (e fazer) o ensino-aprendizagem na educação presencial, a distância e/ou híbrida.

Nesse sentido, a próxima edição CIET está prevista para julho de 2024, com expectativa de contar com duas etapas: virtual e presencial – possibilitando uma ampla participação de interessados de todo o Brasil e, também, de outros países. A etapa presencial será realizada no campus da UFSCar, em São Carlos-SP.

A sua participação será fundamental para contribuir e fazer desta edição do evento uma rica oportunidade de discussões, reflexões e trocas de experiências e conhecimentos científicos produzidos sobre Educação a Distância e/ou sobre Educação e Tecnologias. Inscreva-se, submeta o seu trabalho e participe!

Imagens de edições anteriores do CIET.

Objetivos, relevância e justificativas do evento

Desde sua primeira edição, o CIET vem buscando proporcionar à comunidade da área (pesquisadores, professores universitários e da rede de educação básica, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação e graduação) a integração e o compartilhamento de ações que pesquisadores/instituições realizam para promover melhoria no ensino-aprendizagem na EaD ou presencial, por meio da incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação. O evento também procura promover ações, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e inovação, que contribuam para aperfeiçoar a qualidade educacional, bem como a produção e socialização de conhecimentos científicos, capazes de proporcionar melhorias nas condições de vida das pessoas.

Especificamente, o evento CIET:Horizonte pretende:

  • Contribuir no fomento a pesquisas, reflexões e propostas de trabalhos colaborativos, promovendo parcerias entre pesquisadores e/ou entre instituições que fazem e pensam a EaD e/ou educação mediada por tecnologias emergentes;
  • Divulgar práticas e experiências, no sentido de socializar o conhecimento especializado produzido na área de educação e tecnologias, assim como em EaD;
  • Sedimentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possibilitando permutas entre as suas variadas experiências; e
  • Colaborar para a formação acadêmico-científica dos profissionais envolvidos, promovendo e disseminando os conhecimentos desenvolvidos na área para a melhoria da qualidade da educação.
  • Contribuir para a consolidação de políticas nacionais de Educação no Brasil, com ênfase na relação entre educação e tecnologias e na modalidade de educação a distância.

Objetivos indiretos: formação científica e pedagógica

Como objetivos indiretos, mais de cunho pedagógico ou de formação científica, também estão no escopo do CIET:

  • Promover reflexões sobre ações de gestão, docência, tecnologias/materiais didáticos e aprendizagem, buscando compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem realizados com uso de recursos tecnológicos e abordagens inovadoras;
  • Socializar conhecimentos especializados, resultante de pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior, com vistas à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e da produção científico-tecnológica da área;
  • Gerar e divulgar/compartilhar estratégias pedagógicas relacionadas a questões pedagógicas, tecnológicas, metodológicas, sociais, culturais, ambientais e científicas na área;
  • Sedimentar o intercâmbio entre os grupos de pesquisadores/educadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências em tecnologia educacional e na EaD;
  • Analisar as implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela EaD e da incorporação de tecnologias e abordagens emergentes no seio educacional; e
  • Promover parcerias e o debate coletivo sobre a natureza e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade, fomentando a constituição de uma rede de colaboração entre educadores/pesquisadores interessados na melhoria da qualidade da educação, enriquecida por discussões e reflexões iniciadas no CIET:Horizonte e desenvolvidas posteriormente em experiências de EaD e de tecnologia educacional.

Desta forma, reforçamos que o evento científico CIET:Horizonte vem buscando constituir-se como espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências (brasileiras e estrangeiras) relacionadas aos efeitos das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem presencial e a distância, lançando luz sobre a temática central e fomentando novas ideias e soluções criativas que apontem melhores caminhos para superação das dificuldades típicas desses cenários em transição vividos na contemporaneidade, inclusive as decorrências herdadas da cultura digital e dos tempos pandêmicos.

Público-alvo e participantes do evento

Direta e indiretamente, o CIET:Horizonte contribuirá no sentido de fomentar pesquisas, reflexões e propostas de trabalhos colaborativos, promovendo parcerias entre pesquisadores e/ou entre instituições que fazem e pensam a EaD e/ou educação mediada por tecnologias emergentes.

Assim, por meio de debate coletivo sobre os processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais, os eventos colaboram para a formação acadêmico-científica dos profissionais envolvidos, promove e dissemina conhecimentos desenvolvidos na área e contribui para a melhoria da qualidade da educação (inclusive em termos de pesquisa) nos dias atuais.

Isto representa contribuições diversas para o público-alvo do evento, formado por pesquisadores e professores da educação superior, da educação básica, por estudantes de pós-graduação e graduação, além de gestores, tutores, coordenadores de polos e designers instrucionais e demais profissionais (pessoas da sociedade em geral) interessados nos temas centrais do evento: Educação a Distância e/ou Educação e Tecnologias.

Nesse sentido, o CIET:Horizonte sedimentará o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possibilitando permutas relacionadas às suas experiências.

Histórico e identidade do evento

Há algum tempo, pesquisadores de muitas instituições brasileiras e internacionais têm discutido os efeitos da cultura digital sobre o processo de ensino-aprendizagem, seja na educação presencial, a distância ou híbrida; seja na educação básica ou superior. Mais recentemente, agregou-se a essas reflexões aspectos herdados do período de pandemia de Covid-19 e as implicações da inteligência artificial no contexto educacional.

Os estudos e iniciativas dessa relação entre Educação e Tecnologias têm promovido condições favoráveis para inovações na rotina de ensino, de aprendizagem, de gestão e da cultura educacional como um todo. Ou seja, a melhoria educacional por meio de inovações pedagógicas, decorrentes da incorporação de tecnologias emergentes no ensino-aprendizagem. Todavia, essa discussão requer cuidado e deve ser feita em perspectivas crítica e propositiva. Há de fato muitas contribuições em favor do processo educacional, mas não podemos fechar os olhos também para as armadilhas, perversidades e os desafios no discurso inovador.

Desde as edições anteriores, o CIET, como evento científico internacional promovido no âmbito das ações do Grupo Horizonte, dedica-se a compreender esse cenário e buscar alternativas. Atento às perspectivas crítica e propositiva, o mote do evento é se firmar como espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências (brasileiras e estrangeiras) dessa área do conhecimento.

Com base nas edições anteriores dos eventos, a expectativa de participantes é em torno de 1.200 inscritos na etapa virtual e 700 inscritos na etapa presencial, com apresentação de 500 trabalhos ou mais, submetidos para avaliação no formato de artigos científicos e de relatos de experiências.

Edições anteriores e temáticas do evento

Logotipos do CIET desde o início, em 2012

O CIET é um grande e já consolidado evento científico, do Grupo Horizonte para o mundo. Com abrangência internacional, o CIET já demonstra maturidade, consolidação e grandeza significativa, com reconhecimento de pesquisadores do Brasil e de muitos outros países. O evento segue firme e direcionado para o fortalecimento das políticas públicas de Educação a Distância e de educação e tecnologias e para o compartilhamento de diferentes e inovadoras experiências de ensino-aprendizagem na cultura digital.

Em 2022, o CIET foi realizado de modo conjugado ao ESUD:CIESUD, numa parceria entre o Grupo Horizonte-UFSCar e a UniRede (Associação Universidade em Rede), em colaboração com as instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo (UFABC, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, USP, UNIVESP e IFSP) e algumas IES privadas (MACKENZIE e UNOESTE) – todas envolvidas com o assunto e parceiras do Grupo Horizonte. Excepcionalmente, essa edição de 2022 foi realizada na cidade de São Paulo-SP.

Buscando fomentar reflexões e divulgar o que tem sido pensado e feito para o avanço das áreas da EaD e da Educação e Tecnologias – seja na educação básica e/ou superior –, as edições do CIET:Horizonte deram ênfase nos seguintes focos temáticos:

  • 2012: São Carlos – SP | Tema: “Reflexões pela democratização do conhecimento de qualidade | Redes colaborativas: sujeitos, saberes e tecnologias na educação a distância
  • 2014: São Carlos – SP | Tema: “Qualidade na Educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias
  • 2016: São Carlos – SP | Tema: “Formação, Tecnologias e Cultura Digital
  • 2018: São Carlos – SP | Tema: “Inovação em cenários em transição
  • 2020: São Carlos – SP | Tema: “Ressignificando a presencialidade
  • 2022: São Paulo – SP | Tema: “Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade
  • 2024: São Carlos – SP | Tema: “Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital

Até a edição de 2016, o CIET (Congresso Internacional) era concebido como Simpósio Internacional (SIED). Em 2018, o SIED:EnPED tornou-se CIET:EnPED. Em 2020, tornou-se CIET:EnPET e, desde 2022, passamos a denominar o evento como CIET:Horizonte. Excepcionalmente, a edição de 2022 do CIET foi organizada de modo conjugado ao ESUD:CIESUD, na cidade de São Paulo-SP.