PT-V:02 – As tecnologias de mediação no fortalecimento da experiência do aluno com o conhecimento, o professor e a instituição de ensino

Carregando Eventos

« Todos Eventos

PT-V:02 – As tecnologias de mediação no fortalecimento da experiência do aluno com o conhecimento, o professor e a instituição de ensino

5 julho 🕗 18:30 - 20:00

Tema: As tecnologias de mediação no fortalecimento da experiência do aluno com o conhecimento, o professor e a instituição de ensino

  • Henrique Poyatos – Coordenador 
  • Leandro Rubim
  • Patricia Gallo

Breve Descrição

Este painel aborda o impacto das tecnologias de mediação na educação a distância, explorando como as inovações digitais influenciam a experiência educacional do aluno. As tecnologias de mediação são essenciais para transformar os ambientes virtuais de aprendizagem em ferramentas centradas no aluno, oferecendo experiências personalizadas, funcionalidades avançadas, e interações enriquecedoras.

O objetivo do painel é discutir as tendências atuais e futuras dessas tecnologias, analisando como elas facilitam o acesso ao conhecimento, a interação com o conteúdo e a colaboração entre estudantes. O painel também investiga como essas tecnologias podem promover uma educação mais envolvente, enfatizando a importância do letramento digital e do uso crítico dos recursos digitais.

A discussão reconhece que a mediação é mais sobre a relação do que sobre os objetos tecnológicos em si. Citando Molon (2000), a mediação é vista como um processo integral na relação educativa, envolvendo a linguagem, o professor, o aluno e o contexto histórico. A escolha de tecnologias apropriadas é crucial para a eficácia desta mediação, exigindo que educadores e instituições compreendam e se apropriem adequadamente das ferramentas disponíveis.

O painel apresenta exemplos práticos, incluindo o uso de ambientes de metaverso, plataformas de experiência de aprendizado (LXP) versus sistemas de gestão de aprendizado (LMS), e a integração de diversas ferramentas digitais que complementam os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) primários e secundários. Também são abordadas as funcionalidades de comunicação síncrona e assíncrona, como teleconferências, que enriquecem a interação pedagógica.

Em suma, o painel enfatiza que, com o uso adequado da tecnologia, é possível reforçar significativamente a experiência educacional, tornando-a mais rica e acessível, e destaca a necessidade de inovações contínuas que se adaptam às necessidades específicas de cada área do conhecimento.

Detalhes

Data:
5 julho
Hora:
18:30 - 20:00
Categoria de Evento:

Local

Local: Online – Orientações enviadas aos inscritos