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PT-V:01 – Trajetórias e transformações: o legado do Curso de Licenciatura em Educação Musical (a distância) da UFSCar
5 julho 🕗 18:30 - 20:00
Tema: Trajetórias e transformações: o legado do Curso de Licenciatura em Educação Musical (a distância) da UFSCar
- Glauber Lúcio Alves Santiago – Coordenador (UFSCar)
- Isamara Alves Carvalho (UFSCar)
- Daniel Marcondes Gohn (UFSCar)
- Eduardo Nespoli (UFSCar)
- Fabiano Lemos Pereira (UFSCar)
- Jose Alessandro Goncalves da Silva (UFSCar)
- Natália Búrigo Severino (UFSCar)
- Adriana do Nascimento Araujo Mendes (UFSCar)
- Fred Siqueira Cavalcante (UFSCar)
Breve Descrição:
Este painel temático analisa a trajetória do Curso de Licenciatura em Educação Musical a distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde sua criação até seu encerramento em 2023, destacando as fases de concepção, gestão e registro das memórias e impactos. A iniciativa, pioneira no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tinha como objetivo democratizar o acesso à formação de educadores musicais, utilizando tecnologias de informação e comunicação para superar limitações geográficas e socioeconômicas.
O curso foi desenhado para responder à demanda por educadores musicais qualificados, adaptando-se às evoluções tecnológicas e pedagógicas. Durante a gestão do curso, várias fases foram evidenciadas: a implementação inicial, uma fase intermediária de adaptação e evolução, e uma fase final que demandou estratégias para um encerramento responsável. Um aspecto destacado foi a inovação contínua necessária na pedagogia de ensino a distância.
A fase final incluiu a preparação de uma documentação detalhada do curso em forma de livro, com o objetivo de preservar e compartilhar as lições aprendidas com comunidades acadêmicas e profissionais. O currículo abrangia desde teoria e prática musicais até a construção de instrumentos, refletindo uma abordagem holística que valorizava conhecimentos técnicos e criativos. O desenvolvimento de materiais didáticos específicos para EaD e a tutoria personalizada foram fundamentais para garantir a qualidade e acessibilidade do ensino.
Este painel também ressalta a colaboração interinstitucional como crucial para o sucesso do curso, evidenciando a importância de compartilhar recursos e melhores práticas entre as diferentes instituições envolvidas. A experiência do curso de Educação Musical a distância na UFSCar serve como um valioso estudo de caso para futuras iniciativas educativas no campo da música, demonstrando que é possível oferecer um ensino de qualidade através da EaD, apesar dos desafios enfrentados.