
- Este evento já passou.
CA-V (Conferência de Abertura da Etapa Virtual) – A educação e os cisnes negros: desafios da educação em tempos de incerteza
31 31-03:00 outubro, 2022 🕗 13:00 - 14:30

Tema: A educação e os cisnes negros: desafios da educação em tempos de incerteza
- Dr. Hermano Carmo – Professor Catedrático Jubilado – Universidade de Lisboa
📝 Moderação: Daniel Mill – UFSCar
Na reflexão, começar-se-á por descrever, em breves traços, algumas das principais macrotendências que estruturaram a planetarização das sociedades humanas desde o início da segunda metade do século XX.
Seguidamente, far-se-á referência a alguns acontecimentos multiplicadores de anomia, como as alterações climáticas, a pandemia de COVID 19, a guerra da Ucrânia e a emergência de vários tipos de populismo, que alguns autores têm chamado problemas complexos (1) (MARQUES, 2017) ou cisnes negros (2) (TALEB, 2016).
Na segunda parte, situar-se-á a educação neste contexto social de complexidade e incerteza, sublinhando algumas lições aprendidas com a experiência da pandemia e de outros cisnes negros, particularmente da crise climática e das ameaças às democracias liberais.
Na terceira parte, sugerir-se-ão alguns trilhos de estratégia educativa para enfrentar os desafios referidos, de modo a permitir que a educação se possa assumir como instrumento de ressocialização de todas as gerações vivas, procurando apontar-se o papel particular que cabe à educação a distância nesse processo híbrido e dinâmico.
- (1) Problemas complexos (wicked problems), são problemas em relação aos quais, dado o número de variáveis, de protagonistas e de relações em jogo, não existe consenso, quer quanto à sua resolução, quer mesmo quanto à sua equação (MARQUES, 2017)
- (2) Cisnes negros são eventos de grande impacto social, caraterizados por uma enorme complexidade e incerteza e multiplicadores de anomia (TALEB, 2016)
Acesso público pelo link abaixo 👇